sábado, 19 de janeiro de 2008

2ª vaga de criticas!

Quote:
"I think the big mistake in schools is trying to teach children anything, and by using fear as the basic motivation. Fear of getting failing grades, fear of not staying with your class, etc. Interest can produce learning on a scale compared to fear as a nuclear explosion to a firecracker." by Stanley Kubrick

A Quote deste grande cineasta( para quem não está a ver quem é, realizou grandes obras primas como por exemplo: "Full Metal Jacket" (1987), "The Shining" (1980) e "2001: A Space Odyssey" (1968) ) é dedicada ao metodo de ensino que temos globalmente ( em 99,9% dos casos), fazendo-me lembrar o nosso ....... ! Bem, nem é preciso eu comentar mais nada acerca do nosso, a mensagem está implicita nos 7 pontinhos.


Crítica:
Antes de mais queria falar numa pequena adição que vou fazer, relativa ás criticas, pois sugeriram-me, de modo a ter uma escala de comparação nas minhas criticas, a colocar uma pontuação a cada filme que eu comente, pois bem não o fiz para as criticas do 1º post mas vou faze-lo para as criticas de hoje, continuando posteriormente.

Desta vez vou comentar mais dois filmes recentes, que me tocaram positivamente. O primeiro é "No Country For Old Man" com o Tommy Lee Jones no papel principal, que inflizmente so cá irá estrear no fim do mês de Fevereiro, mas desde já fica a critica. E o segundo é um remake de um filme de 1957, estará nos cinemas nacionais a 24 de Janeiro, o seu nome é "3:10 to Yuma" e tem como protagonistas principais o Russell Crowe e Christian Bale.

Acerca do "No Country For Old Man", que foi realizado por Ethan Coen e Joel Coen (realizadores de bons filmes como: "The Ladykillers" (2004) com Tom Hanks e do "The Big Lebowski" (1998) com Jeff Bridges) tenho a dizer que à muito tempo que não via um filme recente com tao bons dialogos, muito apropriados ás cenas, por vezes com toques de ironia e sarcasmo. A mensagem que transmite é um pouco elaborada mas muito bem pensada. Ora descrevendo um pouco o elenco temos: um psicopata assassino com "principios" e um sentido de opurtunidade aporado (e também um penteado que faria inveja ao Bill Gates, nos seus tempos de escola); um caçador que está no sitio errado á hora errada (se n fosse estes gajos não haveria filme nenhum não é?!); uma esposa irritante por estar sempre a perguntar "porquê?" a tudo; xerifs do texas que sao melhores que o CSI, devido á eficacia com que lêem uma cena de crime, por causa do factor "anos de experiencia". Tem droga, armas, cadavers, uma mala cheia de dinheiro e bons momentos de tensão e suspance, como disse anteriormente quase so por causa dos dialogos vale a pena ver este thriller, que é bastante cativante. Dou um 8.0/10.

A história de "3:10 to Yuma", filme realizado por James Mangold (realizou bons filmes como "Identity" (2003) com John Cusack e "Walk the Line" (2005) com Joaquin Phoenix), passa-se quando um fora-da-lei é apanhado e tem de ser escoltado até uma paragem de comboio, percurso esse que é feito numa corrida contra o tempo, para que depois seja metido no comboio que vai para a prisão. Mas este não é um fora-da-lei qualquer, é um dos mais temíveis e o seu bando anda a tentar alcança-lo para o salvar. A missão dos que o têm sobre guarda é mante-lo vivo, não deixar que ele seja salvo pelos amigos e leva-lo até à tal estação, coisa que não vai ser assim tão fácil. Concluindo, tenho a dizer que este filme irá deliciar mesmo quem não gosta de Westerns, por varias razões, entre elas a sua história, os seus momentos de acção/tensão e a sua mensagem que é muito importante. Dou um 7.8/10.


Sugestão:
A brincar a brincar e fazendo bem as contas, hoje ja sugeri implicitamente 9 filmes, quase nem precisava de "preencher" este campo, mas para fazer um numero redondo vou sugerir um filme que me cativou imenso, não muito recente mas para o seu género (comédia) penso que está muito bem concebido. É o European Vacation (1985) com o Chevy Chase como actor principal. A história passa-se quando uma família prefeitamente disfuncional e tipicamente americana ganha num concurso de televisão uma viagem pela Europa, as peripecias são imensas e as gargalhadas também. Para quem ainda nunca viu, e para quem já viu, aconselho vivamente :D . Dentro da comédia dou 8.5/10.


Antes das saudaçoes ( que hoje deu-me na cabeça fazer em russo... deve ser de andar com os horarios trocados..) vou só fazer referência a um blog que adicionei à minha lista de "Friendly Blogs", que é de uma amiga minha: "RÁ" e suas sequelas! . Tem uns artigos curiosos, sugiro o visionamento.

Agora é que é as saudações :D

Поздравления

6 comentários:

João Mateus disse...

Em relacao ao primeiro filme nao posso dar a minha opiniao visto ainda nao o ter visto, mas ja o "3:10 to Yuna" ficou muito abaixo das minhas expectativas, fico-me por uma pontuacao de 5.5/10.

PerleKes disse...

O ultimo filme da familia em ferias , quando era puto, era um dos meus favoritos..entao aquela parte em que estao bué tempo na rotunda de londres fazia-me rir imenso..agora olho prakilo e acho que era um puto parvo:p

Anónimo disse...

bela Quote, (o sr. é que é assutador) realmente toca no cerne da questão ;)

o 1º filme da critica ja ouvi boas referencias, tenho ver se dps vejo.

o 2º filme vale a pena, pela lição de moral... no fim a cena com o filho e assim e da forma comoa quilo se desenrola é bastante intenso ;)

a sugestão ... adoro esses filmes.. o chavy chase è DEMAIS farto-me de rir ;)

Anónimo disse...

EDUcação em portugal???? ONDE??? Nahhh.. deve haver equivoco...

Rita disse...

ora bem...gostei mto da quote do kubrick, e ia adorar que todos os profs a lessem tb; qto ao novo filme dos cohen, claro que quero ver (ou o Fargo n e absolutamente genial);dps o novo do russell e do bale,vi o trailer e n sei s fiquei c a impressão d ser um bcdo cliche por ser western, mas quem sabe?!
a parodia d ferias e p rir e rir e so rir!
ah!e ja espreitei o novo blog q adicionaste e achei excelente!
;p

Rendeiro disse...

O Kubrick é completamente chanfrado, temos de ver ainda o "Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb" que já tenho por cá a esperar visionamento há tão largos meses que já deve ter feito anos.

Realmente já tinha ouvido muito boas coisas do No Country For Old Men, e os filmes dos irmãos Coen que referencias são ambos hilariantes.

Sugeria que fizesses 1 filme só review de cada vez, que era mais fácil digerir vários posts do que 1 post grande (por vezes também me deixo ir na escrita, mas acho que aos bocadinhos pequenos é melhor para o leitor).

Saudação Russa para ti também.